Por que os árabes são chamados de turcos?

 
Por que os árabes são chamados de turcos? Como veio esse apelido a identificar os árabes e seus descendentes?  Apelido, aliás, que já se tornou, no meio popular,  a “nacionalidade” dos árabes, donos das lojinhas que existem por aí ou dos mascates que percorriam as veredas do interiorzão do Brasil.  Muita gente os chama de turcos, convencidos que são realmente turcos.
Na verdade, tem até formadores de opinião que confundem as coisas. Há pouco tempo atrás, um conceituado jornalista da região, um ícone do jornalismo local,  escreveu um artigo sobre os grupos imigratórios que formaram o Vale do Sinos e ilustrou o artigo com fotografias.
O cara mencionou os alemães, que formam o grupo predominante, os italianos, os portugueses, os japoneses, os negros e os “turcos”. Para ilustrar o parágrafo que falava dos “turcos” ele tirou a foto de uma loja que, na época, se chamava Flor da Síria, cujo dono, na verdade, era palestino. Doloroso!
Quando os turcos otomanos dominavam, a ferro e fogo, todo o Oriente Médio, muitos árabes saíram de seus territórios durante a segunda métade do século dezenove. Não existiam ainda os países árabes geografica e politicamente definidos como hoje. A Síria, por exemplo, compreendia o território dos países de hoje: Jordânia, Israel (Palestina), Líbano e Síria. Esses emigrantes vinham com um documento chamado “laissez passer” (do francês “Deixai passar”) emitido pelo governo turco que dominava aquela região. Eram, portanto, considerados turcos, embora não soubessem dizer três palavras na língua do império.  O apelido continua até hoje. Alguns amigos me chamam carinhosamente de Turquinho. Mas uma grande porção da população brasileira, por ignorância,  ainda conhece os árabes como turcos. E muito comum você ouvir o seguinte diálogo:
– Que blusa bonita! Onde você a comprou?
– Na lojinha do turco lá do centro!
Ou:
– Que calça porcaria! Na primeira lavagem encolheu!
– Quem mandou você comprar na loja do turco!
E assim vai
Anúncios
Categorias: Arte e Cultura | 4 Comentários

Navegação de Posts

4 opiniões sobre “Por que os árabes são chamados de turcos?

  1. Mariem

    Oi irmãozinho!

    Poderiamos ter sido irmãos se seu pai tivesse aceitado o pedido de D.Dalila.
    Revivi boa parte de minha infância viajando nas páginas de teu livro, lembrando do “Tio Zeca” dançando o dapke nas festas da sociedade muçulmana , da alegria que ele possuia e da amizade entre ele e meu pai. Não conseguiria tecer qualquer tipo de crítica do livro, pois eu o lí com o coração e não poderia ser diferente. Quanto ao escritor, guardo os comentários para o segundo livro.
    Um beijo no teu coração
    Mariem

    • Querida Mari,
      As palavras causadas pela emoção são mais fortes do que aquelas vindas da razão. A razão é cerebral, a emoção é do coração. Obrigado! O segundo livro sai no fim do ano ou no início do ano que vem. Um grande beijo.

  2. Omar

    Pretty much good text.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: