Os meses em árabe

Alguns leitores me peguntaram  que forma era aquela que eu datava os episódios da história do latoeiro. Exemplos:  Âb, oitavo mês… Shbat, segundo mês… Huzairan, sexto mês… Tishrin Awal, décimo mês… e assim por diante.

Os árabes utilizam dois calendários. O primeiro  é o muçulmano, lunar e o ano  é aproximadamente 10 dias mais curto do que o gregoriano. Deste, eu vou falar mais tarde.

O segundo calendário é o solar, derivado do aramaico  (a lingua falada por  Jesus)    e tem a sua equivalência nas línguas ocidentais. Quando eu escevi no ‘Mohamed, o   latoeiro’ , Adhar, terceiro mês… eu quis dizer exatamente março do calendário gregoriano; quando eu escrevi    Âb, oitavo mês…  eu quis dizer o oitavo mês do calendário gregoriano, ou seja, agôsto;  Quando eu escrevi Kanun Awal, o décimo segundo  mês… a equivalência no calendário gregoriano seria dezembro. Entretanto, chamo a atenção para o seguinte: Kanun Awal não quer dizer dezembro;    assim como Adhar não que dizer março e nem Âb quer dizer agosto.  Aliás, nenhum dos meses que eu menciono no romance são traduçoes dos meses ocidentais. São   meramente  equivalências numéricas ordinais. Os nomes dos meses ocidentais são nomes de deuses gregos e romanos. Enquanto que os meses árabes-aramaicos são nomes de periodos climáticos do ano. Exemplos:

Shbat: significa chicote em aramaico, quer dizer que o frio é forte e machuca como um chicote. Equivale ao nosso fevereiro.

Nissan: mês das flores, que equivale ao nosso abril.

Tammuz , o forte, ou seja o máximo do calor, equivale ao nosso julho.

Vamos então aos meses árabes-aramaicos  e seus equivalentes no nosso calendário ocidental.

Kanun-al-thani = janeiro,  Shbat = fevereiro;  Adhar = março; Nissan = abril; Ayar = Maio; Huzairan = junho; Tammuz = julho; Âb = agosto; Aylul = setembro; Tishrin Awal = outubro; Tishrin Thani = novembro; Kanun Awal = dezembro.

É isso aí. Um beijo e abraços para todos

Ni

Categorias: Arte e Cultura | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

